segunda-feira, 17 de novembro de 2014

6 Exercícios para Aumentar sua Concentração Durante a Prova

respirar2Nossa vida cotidiana têm sido cada vez mais tumultuada e corrida. A quantidade de informações e assuntos que precisamos absorver diariamente é altíssima e, durante o período de preparação para a prova da OAB, essa complexidade tende a aumentar ainda mais.
Já conversamos aqui no blog, sobre a chave para a OAB estar dentro de você mesmo, mas hoje queremos te falar um pouquinho sobre como ficar tranquilo e ser produtivo nos estudos e na prova.
Precisamos manter a calma e a concentração em nossos objetivos para manter o equilíbrio necessário à uma vida saudável. Só assim, estando física e mentalmente fortes é que se torna possível um desempenho excepcional na prova da OAB.
Queremos te ajudar nessa luta , por isso, fizemos uma lista bem simples de exercícios e atividades que podem te auxiliar durante e antes da prova a manter a concentração nos estudos:


1. Foque na utilidade do conhecimento

lupaQuando quando estiver com dificuldade para se concentrar nos estudos, lembre-se por quais motivos existem os conteúdos que você está estudando. Dê vazão aos pensamentos que enobrecem esse conteúdo, tais como: colaborar com a justiça, praticar seus próprios direitos, ajudar outras pessoas e assim por diante. O que não ajuda é pensar que o conteúdo é inútil. Você estará sabotando a si mesmo.

2. Faça exercícios de respiração

Os exercícios de respiração são muito simples e podem ser feitos por todos. O efeito relaxante e o poder de concentração deles são inegáveis. Faça assim: feche os olhos e respire o mais profundamente e devagar que puder. Mantenha esse ritmo durante aproximadamente cinco minutos e, sem dúvidas, estará muito melhor disposto para dar continuidade aos estudos. Repita a cada novo período de desconcentração.

3. Combata a falta de concentração

shutterstock_59297539_MenorAdmita quando está sendo improdutivo e tenha recursos para lutar contra isso. Alguns ótimos recursos nesse caso são: utilizar frequentemente os exercícios de respiração, focar sempre no objetivo e ter muita força de vontade. É uma questão interna escolher entre permanecer desconcentrado ou conseguir focar no assunto que precisa ser estudado. Vá a luta!

4. Descanso mental

olharOutro ótimo exercício que combate a fadiga mental é olhar para o horizonte. Vá até uma janela e concentre-se num ponto do horizonte bem distante. Mantenha o olhar fixo nesse ponto durante aproximadamente trinta segundos. Este exercício relaxa o globo ocular e, como consequência, tende a aumentar a sua produtividade mental durante os estudos ou durante uma prova. Dica: dê preferência para janelas com vistas para locais como morros, mar e prédios.

5. Organize seus estudos de forma fragmentada

Palavras ChavesO peso mental de estudar toda a matéria de um dos ramos específicos do direito é incrivelmente maior do que quando pensamos em estudar apenas um capítulo de um livro ou uma seção da apostila. Organize seus estudos de forma que consiga estudar pequenas partes por vez, mas que durante esse tempo possa liberar-se de pensar no restante do conteúdo. Esta é uma forma incrivelmente útil de diminuir a pressão que você faz sobre si mesmo para estudar e ajuda no controle emocional.

6. Pratique esportes que auxiliam na concentração

shutterstock_103383050_MenorÉ importante não estafar nossa mente com um só assunto. Quando não fazemos isso, nos tornamos obssessivos e improdutivos. Um boa saída é escolher exercícios físicos, tais como: yoga, tênis, judô e corrida. Todas essas modalidades exigem que a mente fique bastante focada e ajudam a eliminar a tensão causada pela aproximação da prova. Escolha o seu e experimente!


fonte:  https://www.provasdaoab.com.br/6-exercicios-para-concentracao-antes-e-durante-prova/

Nenhum comentário:

Postar um comentário